Zura

Afiliads

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PRAIA DE BERTIOGA

Este blog tem a finalidade de falar de lugares que visitei e alguns outros tantos que tenho como sugestão.meu nome é Débora ,mas conhecida por todos pelo apelido de Dé .vamos aqui falar neste blog de passeios , conhecer lugares que visitei e outros tantos que tenho como sugestão ,aliás falando nisso a maioria das pessoas quer sair do nosso pais e conhecer as belezas de outras nações , eu defendo a tese de que temos primeiramente que  conhecer a nossa terra que é de uma beleza impar ,lugares  maravilhosos em grande parte desconhecidos e que são tão interessantes ,isto sem contarmos com as já tão cantadas em verso e prosa e conhecidissimas pelo mercado turistico.
Frequentamos quando nos foi possivel as praias do litoral de São Paulo :Bertioga ,Guarujá,José Menino,Santos ,Praia Grande,Monguaguá,Peruibe, Itanhaém e outras por ai afora .
vamos trazer informações sobre cada uma das cidades citadas , as suas praias , suas belezas a começar por Bertioga local maravilhoso, muito bonito e a unidade local do Sesc desemboca na paia:



Cidade

Bertioga com status de Estância Balneária esta totalmente dirigida tanto na sua infra-estrutura como na vocação para turismo e lazer. Bertioga possui melhoramentos, beneficíos

e infra-estrutura para garantir conforto da atual modernidade e mais importante, tudo perto.


Origem do Nome

Antes de ser colonizada pelos Portugueses, Bertioga era habitada pelos índios que a chamavam de "Buriquioca", que na língua Tupi, "Buriqui" significa Macaco grande e "oca", morada. Bertioga significa morada dos macacos grandes, pois o Morro da Senhorinha era lugar destes animais.
Em 1531, no exato local do encontro das águas dos canais da Ilha de Santo Amaro com o mar aberto, o Governador Geral da Costa do Brasil, Martim Afonso de Souza, aportou.
Ali foi fundada o vilarejo de Bertioga que, desde aquela época, teve um importante papel na defesa das povoações contra os ataques indígenas.
Sua primeira fortificação foi construída em 1547, recebendo o nome de Forte São Tiago ou São João. Os ataques, no entanto, eram tão constantes e destemidos, que foi erguida outra fortaleza no lado oposto do canal: o Forte de São Felipe ou São Luis. Foi deste ponto que partiu a esquadra da Estácio de Sá para combater os invasores franceses, que tentavam dominar o Rio de Janeiro, com a pretensão de fundar ali a França Antártica.
No dia 19 de Maio de 1991, o povo de Bertioga foi às urnas votar no plebiscito que decidiu pela separação de sua sede, a cidade de Santos. No dia 31 de dezembro de 1991, o Governador do Estado de São Paulo, Dr. Luiz Antonio Fleury Filho assinou o Decreto Lei nº. 7664, que oficializou a criação do Município de Bertioga.
Bertioga é um dos municípios de maior área verde de todo o Estado.
O Parque Estadual da Serra do Mar estende por mais da metade do total da área do município. Mais de trinta e três quilômetros de praia, uma extensa área de manguezais, rios, cachoeiras, fauna e flora exuberantes.
A Riviera de São Lourenço, antigamente uma fortaleza, transformou se num dos mais modernos centros de turismo, compatibilizando a preservação ambiental com o desenvolvimento.
Bertioga é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, microrregião de Santos. A população estimada em 2006 era de 43.763 habitantes e a área é de 491,2 km², o que resulta numa densidade demográfica de 72,80 hab/km².
Bertioga é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.







 História
Fundação: 19 de maio de 1991 (19 anos)[5]
Bertioga foi um distrito de Santos até 1991, quando tornou-se um município independente. Seu nome tem sua origem no Tupi antigo falado na costa e que significa em tese Piratyoca, ou seja, casa do peixe branco. Para outros no entanto, significaria Buriquioca, ou casa do macaco buriqui, versão menos provável e menos aceita que a primeira. Seja como for, durante o início da colonização no século XVI, a região era considerada de transição entre o território tupinambá que ia desde o Cabo de São Tomé no Rio de Janeiro, até o rio Juqueriquerê em Caraguatatuba e o território dos tupiniquins que ia desde as cercanias de São Vicente, passando por Itanhaém e Peruíbe, até Cananéia. Sofrendo constantemente ataques dos tupinambás de Ubatuba (em Angra dos Reis) que se reuniam com suas canoas no local do mesmo nome Ubatuba mais tarde chamada de Yperoig e atual cidade do Litoral Norte Paulista, os portugueses do núcleo vicentino decidiram construir o Forte de São João da Bertioga, pelo qual certa vez ficou responsável Hans Staden, um mercenário alemão a serviço do rei de Portugal, que foi capturado pelos tupinambás mas foi libertado por intervenção dos franceses, aliados dos tupinambás. Retornando à Alemanha escreveu um livro sobre suas aventuras no Novo Mundo ("História Verdadeira e Descrição de uma Região de Pessoas Selvagens, Nuas, Sombrias e Canibais no Novo Mundo, América"). Este livro vendeu muito na época principalmente porque nele Staden alega que os tupinambás eram canibais. O mesmo livro foi base para o filme, falado na língua tupi: de Luiz Alberto Pereira (Hans Staden, 1999).

 Geografia
Seus limites são Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim e Salesópolis a norte, São Sebastião a leste, o Oceano Atlântico a sul com o Guarujá (com a ilha de Santo Amaro defronte à cidade) e Santos a oeste.






O clima de Bertioga é o subtropical úmido, com verões quentes e invernos brandos, com a ausência de mês seco, sendo julho o mês mais frio com média de 17°C e o mês mais quente é fevereiro, com média de 24°C.

 Demografia
Dados do Censo - 2000

População total: 30.039

Urbana: 29.178
Rural: 861
Homens: 15.511
Mulheres: 14.528
Densidade demográfica (hab./km²): 61,15

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 18,38

Expectativa de vida (anos): 69,93

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 3,08

Taxa de alfabetização: 91,74%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,792

IDH-M Renda: 0,744
IDH-M Longevidade: 0,749
IDH-M Educação: 0,882
(Fonte: IPEADATA)

 Hidrografia
Atlântico
Rio Itapanhaú
Rio Guaratuba
Rio Itaguaré
 Transporte
Liga-se com o planalto pela Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) (ao norte), com a Ilha de Santo Amaro (Guarujá) por meio de um serviço de ferry-boat (ao sul), com Santos (a oeste) e São Sebastião (a leste) pela Rodovia Rio-Santos (SP-55/BR-101).











Fica no município a pequena Vila de Itatinga, que tem acesso restrito a visitantes. O único acesso a Vila de Itatinga é feito ao final da rua Manoel Gajo, onde existe um pequeno Ferry Boat de onde é feita a travessia do rio Itapanhaú através de uma barca cedida pela Codesp (empresa que mantém o controle da vila). Após a travessia é necessário percorrer aproximadamente 7 km trilhos ao pé da Serra do Mar sobre um simpático bondinho. O percurso é repleto de belas paisagens, é comum ver animais a solta , bem como belas cachoeiras e riachos. Na Vila de Itatinga moram cerca de 70 famílias dos trabalhadores da usina de Itatinga, que gera energia para o porto de Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário